09/11/14 - No momento em que abri a porta, escutei uma vocalização de alerta. Pensei: - Parece um gavião, mas onde? Avistei dois pica-pau-rei (Campephilus robustus). Não, não creio que seja vocalização deles. Um gavião mergulha. Era branco, que será. Coloco playback de Accipiter poliogaster. Mais vocalizações de alerta. Macho , voa para o alto de uma árvore. A fêmea era quem estava dando alerta. Por fim, era um casal de gavião-bombachinha-grande (Accipiter bicolor).
Gavião-bombachinha-grande (Accipiter bicolor)
Gavião-bombachinha-grande (Accipiter bicolor) |
Árvore alta a direita, onde o macho estava pousado. Da para ver um vestígio dele. A fêmea estava pousada em uma árvore do lado esquerdo do veículo. |
Obtive informações de gaviões grandes (brancos), também de Spizaetus tyrannus. Onça-pintada e até Anta. Barbaridade, tem área para harpia e outros gaviões mais.
Encerrei as atividades deste domingo, indo prestar culto ao Senhor. Afinal, como não agradecer a oportunidade que estou tendo de observar as aves de rapina. Curiosamente, se não tivesse parado para fotografar um tucano-de-bico-verde, não teria encontrado o casal de gavião-bombachinha-grande (Accipiter bicolor). Com tantos tucanos que avistei, porque tinha que parar justamente naquele as 6h28min (horário solar), poucos minutos depois, consegui localizar os gaviões. Primeiro o macho 6h35min. Depois a fêmea que emitia vocalização de alerta. Também, agradeço, porque caminhei por trilhas maravilhosas, sem sofrer acidentes físicos, ou com o veículo. OBRIGADO, JESUS!
Nenhum comentário:
Postar um comentário