Resultados parciais

Gavião-pato registrado no projeto. Foto: Hudson G. Santos.

Neste período, já foram observadas duas das espécies alvo (Spizaetus tyrannus - cinco indivíduos, Spizaetus melanoleucus - três indivíduos), além de outras espécies de interesse, como o gavião-pombo-pequeno e gavião-pombo-grande.

Também, está sendo obtido apoio da Ação Social da Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular e de alguns Pastores, para desenvolver uma assistência aos moradores mais carentes. Esperando, assim, atrair a atenção e ajuda da comunidade. O intuito é que todos participem com informações e ajuda em campo (p.ex. local para ficar, deslocamento pelas trilhas na Mata Atlântica da região, localização de ninhos, etc.). Ao mesmo tempo, o Evangelho será levado, não de forma como ocorreu durante a colonização (forçado).

Com relação aos Pontos Amostrais, foram estabelecidos 10 pontos amostrais, sendo: São João Fratelli 1, Porto 1, Porto 2, Candonga 1, Candonga 2, Candonga 3, Limeira 1, Morro do Canal e Anhangava 1 (este, provavelmente receberá outro nome). Ainda, relacionado ao reconhecimento, está previsto para ser executado até o final do próximo ano (2015), um sobrevoo de helicóptero, para poder visualizar melhor os pontos mais remotos e identificar e localizar a presença de árvores emergentes, aparentemente necessárias para atividade reprodutiva das harpias.

Gavião-pega-macaco registrado. Foto: Douglas Kajiwara.



Nenhum comentário:

Postar um comentário